Entrevista GÉNIO

- GÉNIO
Dantas: Boas, como foram os teus primeiros passos na cultura Hip-Hop?
GÉNIO: Boas, comecei por volta dos fins de 2001 a dar umas tags, na altura já se via muito GMB,em especial o FYND (Beny)... Na minha zona quem batia era Triângulo Dourado (TD) e MTS, já rolava Rap "da zona" que curtia ouvir, era De La Campa, mas era apenas um puto que queria riscar tudo sem ter muita noção da cultura.
Dantas: Como decidiste começar a pintar?
GÉNIO: Ora bem a minha infância foi praticamente passada em fábricas abandonadas, muitas delas já nem existem mas que continham verdadeiras galerias de arte como peças de Cuba e Caos. Eu como já dava umas tags chamava-me atenção e fiz o meu 1°graff em 2002 com o meu mano Sniper e acho que foi apartir daí que começou.
Dantas: Porquê o aka "GÉNIO"?
GÉNIO: Quando comecei tagava Seen, era o meu ídolo mas passado um tempo percebi que não podia ser. Então mudei para "GÉNIO" e dizia ao pessoal que era preciso três desejos para pintar: parede, latas e writer. E assim ficou.
Dantas: Qual foi a missão que mais te marcou?
GÉNIO: Eu não tenho aquela "missão", acho sim é que esta cultura tem momentos muito ricos e genuínos com os amigos. Tenho histórias engraçadas desde enganar bófias, estar escondido horas debaixo de carros e no meio das silvas, pintar a parede da esquadra e por aí fora... Quem pinta sabe.
Dantas: Tens alguma referência no mundo do Graffiti?
GÉNIO: A internet não era como é agora, eu não tinha em casa, só indo para a casa da juventude mas lembro-me que colava em Seen e Cantwo. Hoje em dia os meus amigos e toda a envolvência, sim, são a minha referência.
Dantas: Como achas que vai a cena em Portugal?
GÉNIO: Ao meu ver o Graffiti em Portugal está muito desenvolvido. Claro que a internet contribuiu um pouco, mas tanto a nível de bomb, de train, fame e street art... Estamos representados com grandes nomes.
Dantas: Queres falar um pouco da tua crew?
GÉNIO: A minha crew tem duas fases. Foi fundada em 2002 pelo meu mano Tayz, juntei-me eu, Sniper, Side, Fost, Reaf, Aditivo e mais umas girls. Passado uns anos cada um seguiu a sua vida e então em 2006 decidi pegar na crew a quem juntei Rude, Hesk, Boz, Keno, Sem e Dome, e dura até hoje. Mas digo já que não é crew de Graff nem é crew de Rap, somos amigos, irmãos que a vida juntou... MANOS D'OURO!
Dantas: O que tens a dizer aos mais novos na cena?
GÉNIO: Se gostam realmente de Graff pintem. E acima de tudo sejam leais e verdadeiros com quem vos rodeia. O reconhecimento vem naturalmente com o tempo. Vemo-nos por aí, ganda props.
Dantas: Obrigado por aceitares o convite, estamos juntos! EFHH!
GÉNIO: Tranquilo, foi um prazer. Ganda props pelo teu contributo a cultura.

