Entrevista Hipno$e

Hipno$e
Dantas: Hipno$e como deste os primeiros passos no Hip-Hop?
Hipno$e: Começas com uma boa pergunta, tipo eu comecei mais ou menos em 99/2000 ,com improvisos na rua com amigos entre latas de tinta e ritmos de beatbox , mas na altura tava mais ligado a grafiti e mandar umas rimas era por diversão. Até que surgiu a oportunidade de gravar no estúdio do "MO" que na altura fazia parte do grupo "TRIÂNGULO DOURADO". Acho que depois da primeira gravação já não havia volta a dar, estava viciado!
Dantas: De onde veio o aka "Hipno$e"?
Hipno$e: Hipno$e! Posso dizer que começou como HomieSida (HS) para os amigos mas com o passar dos anos fui deixando de ser aquele miúdo "Rebelde" que era, senti que o nome já não se adequava a mim. Precisava algo diferente, então surgiu Hipno$e, mantive as iniciais "HS", foram estas que deram o caminho para chegar a Hipno$e, mas não me recordo do momento certo em que escolhi ou como escolhi, foi ficando naturalmente, já tinha de ser!
Dantas: Quem foram os "sujeitos" que te puxaram para o Rap?
Hipno$e: Ora bem, não ouve ninguém que me tenha puxado, até porque acho que tem de ser algo que te agrade a ti mesmo e não ser alguém a puxar para tal, mas tive pessoas que me apoiaram e apoiam muitas delas desde o inicio , contudo como te disse na 1ª pergunta uma coisa levou a outra, foi natural. Mas sem dúvida que Triângulo Dourado e aquele primeiro contacto foi o mais importante para despertar a minha vontade de fazer mais!
Dantas: Quais as tuas influências e referências?
Hipno$e: Para te ser honesto não tenho ninguém como influencia ou que seja referencia a não ser a minha team, estou atento ao que sai mas ao escutar musica de outros sou apenas um ouvinte e aprecio-a como tal. Quando trabalho a minha música sou o artista e tudo tem que ter haver comigo!
Dantas: Achas que tens tido o feedback merecido para o trabalho que andas a fazer?
Hipno$e: Acho que não, porque como artista quero o melhor para mim, esforço-me e dedico 200% da minha vida a isto, mas sei que é algo que não depende só de ter ou não ter boa musica, ou de ter mais ou menos mensagem. Sinto que tem a ver com a falta de apoio tanto de publico como de artista para artista, sinto também que estamos atrasados muitos anos e em muitos aspectos em comparação a outros países, sinceramente acho que vai mudar mas na tuga é mais difícil, logo vai levar mais tempo. É impossível inovares sem levares criticas por mais que faças musica com a mesma mensagem, se a sonoridade não for aquilo que querem ouvir, ja vao dizer que estamos mal, que já somos vendidos, já somos tudo e mais alguma coisa! Aí eu pergunto-te, onde esta a lógica disso? A ideia não é fazer o que sentes independentemente se A ou B gosta? Desde que te agrade e seja aquilo que te preenche... Quem tem de fazer a musica o artista ou ouvinte? Já por isso existem outros estilos e outros músicos, tipo! Se gostas de roxo procura roxo para quê que vais ao verde? É por ai...
Dantas: Este ano (2016) foi praticamente teu, não paraste por um momento! Até ao fim do ano ainda trazes muita novidade?
Hipno$e: Novidades tenho sempre porque trabalho bastante, mas acho que até ao fim do ano não tenho muito mais acrescentar, fiz mais de 40 temas só este ano numa maioria com vídeo entre participações etc.. Posso te dizer que já estou a projetar o próximo ano, a preparar algo bom e em grande, tanto a nível pessoal como em colectivo para 2017 ser o nosso ano.
Dantas: Alguma vez tiveste problemas com alguém pelo teu estilo de vida ou alguém te pôs de parte por isso?
Hipno$e: Não! Até porque tenho um estilo de vida bastante normal, não sinto que tenha feito algo de errado para pensar que podem estar contra mim ou para me colocarem de parte seja no que fôr, mas como tudo é possível... Se o fazem eu desconheço completamente!
Dantas: A 191 Records também deu um grande crescimento, obviamente 'tás orgulhoso disso, mas para lá chegar quanto anos foram precisos?
Hipno$e: Honestamente o canal foi feito exclusivamente para a "Semanada" portanto tem o tempo da mesma, faz 2 anos em Março de 2017. Sim estou super orgulhoso do que construí apesar de achar que podia dar mais. E até vou aproveitar para deixar aqui a dica a quem quiser entrar na 2ª temporada da "Semanada" é só mandar mensagem para os nossos canais! Fico a espera!
Dantas: Qual foi o melhor palco que já pisaste?
Hipno$e: O mitico Hard club sem dúvidas.
Dantas: Sentes que não te dão o merecido reconhecimento por seres "mais um" no mundo do Trap?
Hipno$e: Não, porque simplesmente não me sinto mais um, até acho que não são assim tantos a faze-lo para ter essa ideia. A verdade é que o reconhecimento neste momento só o consegues com investimento nas redes sociais e plataformas digitais, etc. Caso contrario ninguém te apoia, esse é o problema, nada haver com o ser mais um ou não. Quando a música vem de pessoas diferentes com vivências diferentes, nunca poderão ser iguais. Se eu sou eu mesmo não posso ser mais um!
Dantas: Como achas que vai o movimento em Portugal?
Hipno$e: Em termos de musicalidade estamos bem! Sinto que vários artistas estão dispostos a aceitar a evolução, na qual já se começa a sentir novos horizontes a serem explorados, mas em termos de público que é claramente uma das partes mais importantes, sinto que ainda se divide entre este estilo e aquele estilo, um pouco por moda. Não digo no geral mas numa maioria, vai tudo atrás do nome que bate mais!! Se for preciso criticam-te sem perceber mais de metade das linhas, depois insultam-te etc... Coisas que são inexplicáveis quando só queres fazer o que gostas á tua maneira e não obrigas ninguém a ouvir! Para quê criticar só porque sim? Não gostam passam a frente, é preciso fazer drama? Sei que é livre comentar e até poderia ser construtivo mas não o é, porque perdem tempo a escrever merda sem nexo, sem se darem ao trabalho de te perceber alguns até parece que te querem obrigar a fazer algo que não sentes, é um certo exagero, acho ridículo, mas é o país em que vivemos!
Dantas: Tens algo a dizer a quem te apoia?
Hipno$e: Quero agradecer pela força e palavras de apoio que me têm dado, que nunca deixem de me apoiar se realmente gostam! Continuem a partilhar os meus trabalhos ao máximo, sigam e recomendem as paginas, subscrevam os canais, abram as mentes escutem com atenção o que tenho feito porque para muito breve irá sair trabalhos que já estão a ser encaminhados para 2017 com muitos originais, projetos já a pensar em algo mais sério! E se deus quiser o ritmo vai ser o mesmo ou ainda mais HardCore! Fiquem atentos.
Dantas: Obrigado por aceitares o meu convite, estamos juntos. EFHH.
Hipno$e: Quero te agradecer pelo convite e dar-te mega props pelo teu trabalho e esforço por esta cultura, tamos juntos bro!Deixo aqui os meus links para ficarem atentos as novidades:
Subscreve Hipno$e:
YOUTUBE: https://www.youtube.com/hipnosehs
Métricas De Encaixe:
https://www.YouTube.com/MetricasDeEncaixe
191 Rec:
https://www.youtube.com/channel/UCtBrWL_RkuKO5u1JGaar59w
Segue Hipno$e :
Facebook:
https://www.facebook.com/HipnoseMDE
Instagram:
https://www.instagram.com/hipnosemde
Twitter:
https://twitter.com/hipnose83

